Elaboração do Manual de Normas e Procedimentos ou POP

O Manual de Normas e Procedimentos ou Procedimento Operacional Padrão (POP) é um conjunto de normas e documentos com as instruções escritas da rotina a serem cumpridas em uma organização.

A elaboração deste manual de normas e procedimentos executada pela MS Soluções tem como objetivos:

a) A padronização dos procedimentos                                                               

                                                                       

b) Utilização adequada dos recursos (equipamentos,  materiais, sistêmicos e mão-de-obra)        

c) Uniformização da produção


  

 

d) Padronização dos processos


e) Facilidade no treinamento da mão-de-obra

 f) Disseminação do conhecimento para dentro da empresa  

   
   

Para elaborar um Manual de Normas e Procedimentos é preciso antes de tudo ter os processos revisados e otimizados.

O que isto quer dizer?

Bem, você não pode sair simplesmente escrevendo o Manual da sua empresa baseando-se no que os seus funcionários fazem, no que eles executam pois, eles podem estar executando os processos erroneamente ou executando um retrabalho e portanto, você estará documentando um processo e registrando um procedimento errado.  

E o pior !! você assina como sendo o padrão.

Veja como elaborar um Manual de Normas e Procedimentos:

a) Deve-se primeiramente entrevistar os executores dos processos.

Então desenhe os processos utilizando-se de uma ferramenta de BPM Business Process Management, indico o software Adonis; software que representamos no Brasil. Veja link abaixo, é Free.

 

b) Verifique nos processos os seguintes itens:

I) Os retrabalhos                            II) Erros de procedimentos            III) Gap's de informações

                       

 

IV) Estabeleça um plano de ação

Somente após corrigir estes erros, retrabalhos, gap's etc. é que você pode começar a escrever o Manual de Normas e Procedimentos.

O Manual deve ter um propósito, áreas ou departamentos envolvidos, o nome do executor ou o cargo do mesmo, os procedimentos a serem adotados e documentos referenciados.

Veja abaixo um modelo genérico de um Manual de Normas e Procedimentos elaborado em formato html para disponibilização na internet.

Exemplo 1:

Se você quer receber um E-BOOK contendo mais informações de como elaborar um Manual de Normas e Procedimentos, clique no ícone abaixo "Entre em Contato" e preencha seus dados com seu e-mail corporativo. No campo assunto escreva " Mais sobre o Manual de Normas e Procedimentos”. Enviaremos o mais breve possível.

Se você quer saber sobre o Manual do Franqueado siga os mesmos procedimentos e no campo assunto escreva " Mais sobre o Manual do Franqueado ”. Enviaremos o mais breve possível. 

Se você quer saber sobre o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas - Procedimento Operacional Padrão (ANVISA artigo 86 da RDC 44/2009), siga os mesmos procedimentos e no campo assunto escreva " Mais sobre o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas”. Enviaremos o mais breve possível.

Se preferir continue navegando em nosso site ou entre em contato conosco. Você também pode acessar o icone ao lado "Solicite um Orçamento". Responderemos o mais breve possível. 

Entre em contato com a MS SOLUÇÕES
+55 11 3996-6303
+55 11 9-7310-8343
E-mail: c o n @ m s s p n . c o m . b r

MS Soluções em processos de negócios